Maria Angélica Dias da Cruz

Jornalista

Jornalista especialista em Telejornalismo, com ênfase na produção de notícias para a mídia internacional. Atuação por mais de 30 anos na redação do Rio de Janeiro da TV GLOBO.
Como Coordenadora dos Serviços para Agências de Notícias Internacionais e Produtora de Notícias da Agência de Notícias da TV Globo, também produziu e coordenou trabalhos em campo junto a parceiros internacionais, dentre eles CNN International/Atlanta; National Broadcasting Company-NBC; SIC-Portugal; ZDF Alemanha; Antena 3 – Rede de TV Espanha; e para outras mídias estrangeiras durante eventos mundiais no Brasil, como a Jornada Mundial da Juventude/Rio 2013; Olimpíadas de 2016 do Rio de Janeiro e Copa do Mundo de 2014; além de ter coordenado o pool de transmissão da cobertura jornalística da visita do ex-presidente americano Barack Obama ao Brasil em parceria com a CBS News.

Recentemente como Adviser na Alphasights, empresa Japonesa de conhecimentos.

Integra o grupo de pesquisas Teorias do Jornalismo e Experiências Profissionais (TEJOR), da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC.

Palestrante e Coordenadora/Professora de curso de extensão/eletivas, Jornalismo Internacional e as Agências de Notícias. O Canal Mangel Newscast no Youtube é um desdobramento da proposta desse trabalho acadêmico, que segue além da sala de aula, ajudando a construir o portfólio de alunos que se preparam para o mundo de uma comunicação integrada, responsável e sem fronteiras, onde todos somos mídia.