Maria Angélica Dias da Cruz 2022-01-07T12:48:00+00:00

Maria Angélica Dias da Cruz

Jornalista

Jornalista especialista em Telejornalismo, com ênfase na produção de notícias para a mídia internacional. Mestranda em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atuação por mais de 30 anos na redação do Rio de Janeiro da TV GLOBO.

Como Coordenadora dos Serviços para Agências de Notícias Internacionais e Produtora de Notícias da Agência de Notícias da TV Globo, também produziu e coordenou trabalhos em campo junto a parceiros internacionais, dentre eles CNN International/Atlanta; National Broadcasting Company-NBC; SIC-Portugal; ZDF Alemanha; Antena 3 – Rede de TV Espanha; e para outras mídias estrangeiras durante eventos mundiais no Brasil, como a Jornada Mundial da Juventude/Rio 2013; Olimpíadas de 2016 do Rio de Janeiro e Copa do Mundo de 2014; além de ter coordenado o pool de transmissão da cobertura jornalística da visita do ex-presidente americano Barack Obama ao Brasil em parceria com a CBS News.
Recentemente como Adviser na Alphasights, empresa Japonesa de conhecimentos.
Integra o grupo de pesquisas Teorias do Jornalismo e Experiências Profissionais (TEJOR), da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC.
Palestrante e Coordenadora/Professora de curso de extensão/eletivas, Jornalismo Internacional e as Agências de Notícias. O Canal Mangel Newscast no Youtube é um desdobramento da proposta desse trabalho acadêmico, que segue além da sala de aula, ajudando a construir o portfólio de alunos que se preparam para o mundo de uma comunicação integrada, responsável e sem fronteiras, onde todos somos mídias.